Pular para o conteúdo principal

Postagens

Silabários temáticos

Silabários temáticos - 4 temas BRANCA DE NEVE CHAPEUZINHO VERMELHO LIGA DA JUSTIÇA HERÓIS Deixo hoje a sugestão de quatro silabários fofinhos para serem utilizados na formação de palavras, leitura de sílabas, trabalho com as vogais, etc. Para baixar clique sobre os nomes acima. Obrigado 

ADIVINHAS - Habilidades. EF02LP15 - EF02LP48

ADIVINHAS Plano de aula: Adivinhas Ano: 2º ano Habilidades. EF02LP15 EF02LP48 Objetivos: ·         Conhecer e decifrar adivinhas. ·         Conhecer a literatura de cordel. Desenvolvimento: Pergunte aos alunos se sabem o que é adivinha; se conhecem alguma. Peça que observem as adivinhas que vão ler. Questione-os sobre a forma como estão escritas. Verifique se percebem que estão escritas em versos. Relembre com os alunos os conceitos de verso (cada linha de um poema), estrofe (grupo de versos). A rima (sons iguais ou parecidos no final das palavras nos versos) A rima vai ajuda-los a descobrir a palavra a ser adivinhada. Resposta das adivinhas folha 3, atividade 2: 1. escuridão, 2. dente, 3. alho, 4.pipoca, 5.pé, 6.telefone, 7.pneu Adivinha é um texto que faz parte da cultura e tradi...

Nós somos as vogais atividade interativa

Vogais interativa Professor nesta atividade trabalhamos com figuras que se iniciam com as vogais, palavras, escrita de nomes próprios, podemos trabalhar de acordo com o nível da sala. Como já coloquei as habilidade em atividades anteriores, deixo a sugestão para complementar o seu trabalho, espero que gostem!

Plano de aula: Estudo da Língua - BNCC- EF01LP24 - EF01LP32 - EF01LP25

Plano de aula - Estudo da língua Plano de aula alfabeto Ano: 1º ano Habilidades. EF01LP24 – Reconher o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. EF01LP32 – Nomear as letras do alfabeto. EF01LP25 – Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. EF01LP33 – Recitar o alfabeto na ordem das letras. EF01LP34 – Escrever letras do alfabeto em resposta ao nome da letra. Desenvolvimento: Este primeiro momento de seção tem por objetivo apresentar o alfabeto ao aluno. Nivele o estudo pelo aluno que tiver menor vivência com as letras. Antes de ler o alfabeto, peça-lhes que olhem com atenção as figuradas desenhadas. Pergunte-lhes se conhecem o que elas representam. Contextualize cada desenho, questionando como por exemplo: Letra A: Vocês sabiam a aranhas tecem um fio muito resistente? E assim com as demais letras. Leia as letras do alfabeto em voz alta com os alunos. O objetivo da atividade é que eles percebam, ainda qu...

Projeto Roda de leitura BNCC EF02LP09 - EF02LP10 - EF02LP11

Projeto Roda de Leitura – Atividade permanente Objetivos: ·         Construir comportamentos leitores. ·         Ampliar o repertório literário. ·         Selecionar e compartilhar livros e textos com os colegas e o professor. ·         Ouvir e ler textos literários, desenvolvendo a autonomia e as preferências pessoais por gêneros, autores e temas. ·         Confrontar interpretações. ·         Conhecer diferentes ilustradores e ilustrações, compartilhando o efeito que uma ilustração produz, confrontando interpretações e considerando esses conhecimentos na seleção ou indicação de livros. Auxiliando o trabalho A roda de leitura deve ser uma atividade permanente na rotina semana. É importante que seja um espaço em que circulem comentários e recomendaçõe...