Pular para o conteúdo principal

Projeto Roda de leitura BNCC EF02LP09 - EF02LP10 - EF02LP11

leitura-escrita-troca-aprendizagem-lingua-portuguesa



Projeto Roda de Leitura – Atividade permanente

Objetivos:
·        Construir comportamentos leitores.
·        Ampliar o repertório literário.
·        Selecionar e compartilhar livros e textos com os colegas e o professor.
·        Ouvir e ler textos literários, desenvolvendo a autonomia e as preferências pessoais por gêneros, autores e temas.
·        Confrontar interpretações.
·        Conhecer diferentes ilustradores e ilustrações, compartilhando o efeito que uma ilustração produz, confrontando interpretações e considerando esses conhecimentos na seleção ou indicação de livros.

A roda de leitura deve ser uma atividade permanente na rotina semana. É importante que seja um espaço em que circulem comentários e recomendações entre os alunos e o professor e os alunos entre si, com o propósito de aprofundar e ampliar os horizontes literários dos alunos. Gerar momentos de encontros dos alunos com os livros facilita que construam uma maneira autônoma e, ao mesmo tempo, compartilhada de se vincularem aos livros.
Participar de uma comunidade de leitores significa, entre outras coisas, adorar comportamentos de leitor que facilitem uma experiência intelectual e emocional com os livros. Cada leitor deverá buscar maneiras de estabelecer essa experiencia, suas preferência por tema, autores e gêneros textuais, mas elas não são construídas sozinhas.
·        Sempre que possível, a Roda de leitura deve ter início com um comentário sobre o livro escolhido, sua temática, autores, gêneros etc.

BNCC – Eixo leitura
·        Fluência de leitura para compreensão do texto – habilidade: EF02LP09 – Ler, com autonomia e fluência, textos curtos, com nível de textualidade adequado, silenciosamente e, em seguida, em voz alta.
·        Objetivos de leitura: EF02LP10 – Relacionar os objetivos de leitura de textos lidos na escola aos seus próprios objetivos de leitura fora da escola.
·        Autodomínio do processo de leitura – EF02LP11 – Formular hipóteses sobre o conteúdo de textos, com bases em títulos, legendas, imagens e pistas gráficas, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas.
·        Seleção de informações – EF02LP13 – Buscar e selecionar textos em diferentes fontes (incluindo ambientes virtuais) para realizar pesquisas escolares.
·         Deduções e inferências de informações – EF02LP14 – Inferir, em textos curtos, informações implícitas de fácil identificação.
·        Reconstrução das condições de produção e recepção de textos – EL02LP15 – Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esferas da vida social, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.

Atenção para baixar o PDF clique na imagem acima e escreva a senha: FEVEREIRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos para colorir primavera

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

Sondagem geometria 2º ano bncc (EF02MA15)

SONDAGEM 2º ANO GEOMETRIA Sondagem 1º/2º ano Objetivo : Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características. Habilidades. (EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos. Geometria – atenção! Os alunos serão estimulados a utilizar o vocabulário específico para expressar a localização e o deslocamento de pessoas e objetos no espaço. Já para trabalhar figuras geométricas, são retomadas situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar os objetos encontrados no cotidiano aos sólidos geométricos. Também há situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar o formato de figuras geométricas planas com a forma de objetos do mundo físico. Para baixar o pdf clique na imagem acima e depois coloque a senha: FEVEREIRO

Identificando palavras, habilidades (EF01LP24)

Identificando palavras Esta atividade de identificando palavras é de suma importância  para que os alunos se apropriem do significado da escrita, de acordo com as habilidade da BNCC, o PDF se encontra em anexo na imagem acima, é só clicar na imagem e escrever a senha: FEVEREIRO. Plano de aula: Identificando palavras Esta atividade ajuda o aluno a entender e perceber a escrita de forma global, nesta atividade foi usada sílabas simples e complexas, desta forma abrange outros anos, serve para uma sondagem inicial para os alunos do 2º ano. Ano: 1º/2º ano Habilidades. ü (EF01LP24) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. ü (EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas. ü (EF02LP32) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. Avaliação Em relação à proposta de escrita, espera-se que os alunos consigam escrever, de forma autônoma e ...