Instagram

Projeto Roda de leitura BNCC EF02LP09 - EF02LP10 - EF02LP11

leitura-escrita-troca-aprendizagem-lingua-portuguesa



Projeto Roda de Leitura – Atividade permanente

Objetivos:
·        Construir comportamentos leitores.
·        Ampliar o repertório literário.
·        Selecionar e compartilhar livros e textos com os colegas e o professor.
·        Ouvir e ler textos literários, desenvolvendo a autonomia e as preferências pessoais por gêneros, autores e temas.
·        Confrontar interpretações.
·        Conhecer diferentes ilustradores e ilustrações, compartilhando o efeito que uma ilustração produz, confrontando interpretações e considerando esses conhecimentos na seleção ou indicação de livros.

A roda de leitura deve ser uma atividade permanente na rotina semana. É importante que seja um espaço em que circulem comentários e recomendações entre os alunos e o professor e os alunos entre si, com o propósito de aprofundar e ampliar os horizontes literários dos alunos. Gerar momentos de encontros dos alunos com os livros facilita que construam uma maneira autônoma e, ao mesmo tempo, compartilhada de se vincularem aos livros.
Participar de uma comunidade de leitores significa, entre outras coisas, adorar comportamentos de leitor que facilitem uma experiência intelectual e emocional com os livros. Cada leitor deverá buscar maneiras de estabelecer essa experiencia, suas preferência por tema, autores e gêneros textuais, mas elas não são construídas sozinhas.
·        Sempre que possível, a Roda de leitura deve ter início com um comentário sobre o livro escolhido, sua temática, autores, gêneros etc.

BNCC – Eixo leitura
·        Fluência de leitura para compreensão do texto – habilidade: EF02LP09 – Ler, com autonomia e fluência, textos curtos, com nível de textualidade adequado, silenciosamente e, em seguida, em voz alta.
·        Objetivos de leitura: EF02LP10 – Relacionar os objetivos de leitura de textos lidos na escola aos seus próprios objetivos de leitura fora da escola.
·        Autodomínio do processo de leitura – EF02LP11 – Formular hipóteses sobre o conteúdo de textos, com bases em títulos, legendas, imagens e pistas gráficas, confirmando, ou não, as hipóteses realizadas.
·        Seleção de informações – EF02LP13 – Buscar e selecionar textos em diferentes fontes (incluindo ambientes virtuais) para realizar pesquisas escolares.
·         Deduções e inferências de informações – EF02LP14 – Inferir, em textos curtos, informações implícitas de fácil identificação.
·        Reconstrução das condições de produção e recepção de textos – EL02LP15 – Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esferas da vida social, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.

Atenção para baixar o PDF clique na imagem acima e escreva a senha: FEVEREIRO

Postar um comentário

0 Comentários