Pular para o conteúdo principal

ADIVINHAS - Habilidades. EF02LP15 - EF02LP48


ADIVINHAS



Plano de aula: Adivinhas
Ano: 2º ano

Habilidades.
EF02LP15
EF02LP48

Objetivos:
·        Conhecer e decifrar adivinhas.
·        Conhecer a literatura de cordel.

Desenvolvimento:
Pergunte aos alunos se sabem o que é adivinha; se conhecem alguma. Peça que observem as adivinhas que vão ler. Questione-os sobre a forma como estão escritas. Verifique se percebem que estão escritas em versos. Relembre com os alunos os conceitos de verso (cada linha de um poema), estrofe (grupo de versos). A rima (sons iguais ou parecidos no final das palavras nos versos) A rima vai ajuda-los a descobrir a palavra a ser adivinhada.


Resposta das adivinhas folha 3, atividade 2: 1. escuridão, 2. dente, 3. alho, 4.pipoca, 5.pé, 6.telefone, 7.pneu


Adivinha é um texto que faz parte da cultura e tradição oral popular e do universo infantil, as adivinhas podem ou não apresentar rimas e fazer uso de palavras ambíguas. Muitas delas são iniciadas com o seguinte modo canônico: “o que é, o que?”


Atenção! Para baixar o PDF clique na imagem acima e coloque a senha: FEVEREIRO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos para colorir primavera

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

Sondagem geometria 2º ano bncc (EF02MA15)

SONDAGEM 2º ANO GEOMETRIA Sondagem 1º/2º ano Objetivo : Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características. Habilidades. (EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos. Geometria – atenção! Os alunos serão estimulados a utilizar o vocabulário específico para expressar a localização e o deslocamento de pessoas e objetos no espaço. Já para trabalhar figuras geométricas, são retomadas situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar os objetos encontrados no cotidiano aos sólidos geométricos. Também há situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar o formato de figuras geométricas planas com a forma de objetos do mundo físico. Para baixar o pdf clique na imagem acima e depois coloque a senha: FEVEREIRO

Identificando palavras, habilidades (EF01LP24)

Identificando palavras Esta atividade de identificando palavras é de suma importância  para que os alunos se apropriem do significado da escrita, de acordo com as habilidade da BNCC, o PDF se encontra em anexo na imagem acima, é só clicar na imagem e escrever a senha: FEVEREIRO. Plano de aula: Identificando palavras Esta atividade ajuda o aluno a entender e perceber a escrita de forma global, nesta atividade foi usada sílabas simples e complexas, desta forma abrange outros anos, serve para uma sondagem inicial para os alunos do 2º ano. Ano: 1º/2º ano Habilidades. ü (EF01LP24) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. ü (EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas. ü (EF02LP32) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. Avaliação Em relação à proposta de escrita, espera-se que os alunos consigam escrever, de forma autônoma e ...