Pular para o conteúdo principal

Postagens

Formando frases bncc (EF02LP32)

Frases de acordo com as imagens Hoje deixo de sugestão uma atividade de Língua Portuguesa nova de formação de frases de acordo com a bncc, são atividades que podemos explorar diversos objetivos. Plano de aula: FRASES Ano: 2º ano Habilidades: (EF02LP32) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva . Objetivo: Espera-se que os alunos consigam escrever, de forma autônoma e considerando algumas convenções ortográficas e gramaticais, algumas frases sobre o que aprenderam sobre a invenção da escrita Para baixar o PDF clique na imagem acima e digite a senha: FEVEREIRO

Sondagem geometria 2º ano bncc (EF02MA15)

SONDAGEM 2º ANO GEOMETRIA Sondagem 1º/2º ano Objetivo : Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características. Habilidades. (EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos. Geometria – atenção! Os alunos serão estimulados a utilizar o vocabulário específico para expressar a localização e o deslocamento de pessoas e objetos no espaço. Já para trabalhar figuras geométricas, são retomadas situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar os objetos encontrados no cotidiano aos sólidos geométricos. Também há situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar o formato de figuras geométricas planas com a forma de objetos do mundo físico. Para baixar o pdf clique na imagem acima e depois coloque a senha: FEVEREIRO

História da matemática 3º ano

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Plano de aula: História dos números Ano: 3º ano Habilidades - BNCC EF03MA01 – EF03MA02 – EF03MA03 – EF03MA06 – EF03MA10 – EF03MA12 Desenvolvimento Antes de iniciar as explorações sobre o assunto, pergunte aos alunos se conhecem alguma informação sobre a história dos números e anote na lousa as informações que eles têm sobre o tema. Em seguida, acompanhe com eles a leitura e a interpretação do texto e das imagens. Comente que, desde o inicio da humanidade, o ser humano vem usando os números para contar, comparar, medir, etc. e que o modo de representa-los foi se modificando pouco a pouco até chegar aos símbolos atuais (os algarismos). PARA BAIXAR O PDF CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E DEPOIS COLOQUE A SENHA: FEVEREIRO

Cantiga meu pezinho - BNCC: Habilidades: (EF12LP05) - (EF12LP07) - (EF15LP03) - (EF02LP12)

CANTIGA : PEZINHO             Escrita: (compartilhada e autônoma) Habilidades: (EF12LP05) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e ...

Montagem e escrita do livrinho da floresta em PDF

MEU LIVRINHO DA FLORESTA Eixo escrita A BNCC inclui, de forma objetiva, alguns determinantes sociais da escrita, no momento da produção textual: os próprios campos, o gênero, a situação de comunicação, o interlocutor, a variação linguística etc. Frequentemente, a habilidade de produção aparece articulada com outras práticas linguísticas, especialmente as de leitura e as de análise linguística/semiótica.  Na prática em sala de aula, cabe ao professor garantir a apropriação pelos alunos das práticas comunicativas presentes na sociedade, a partir de um trabalho progressivo e aprofundado com os gêneros textuais orais e escritos. A Base incorporou novos gêneros com os quais os alunos estão bastante familiarizados. Porém, o próprio documento alerta para o fato de que conhecer o gênero não significa levar em conta suas dimensões ética, estética e política. É o professor quem vai guiar o aluno nesse sentido. O mais importante é fazer com que os alunos sejam capazes de ...