Instagram

Montagem e escrita do livrinho da floresta em PDF

MEU LIVRINHO DA FLORESTA


livrinho-lingua-portuguesa-produção-textual-bncc

Eixo escrita


A BNCC inclui, de forma objetiva, alguns determinantes sociais da escrita, no momento da produção textual: os próprios campos, o gênero, a situação de comunicação, o interlocutor, a variação linguística etc.

Frequentemente, a habilidade de produção aparece articulada com outras práticas linguísticas, especialmente as de leitura e as de análise linguística/semiótica.

 Na prática em sala de aula, cabe ao professor garantir a apropriação pelos alunos das práticas comunicativas presentes na sociedade, a partir de um trabalho progressivo e aprofundado com os gêneros textuais orais e escritos. A Base incorporou novos gêneros com os quais os alunos estão bastante familiarizados. Porém, o próprio documento alerta para o fato de que conhecer o gênero não significa levar em conta suas dimensões ética, estética e política. É o professor quem vai guiar o aluno nesse sentido. O mais importante é fazer com que os alunos sejam capazes de compreender a intencionalidade, o contexto discursivo, os efeitos de sentido presentes nos mais variados textos, apresentando-os uma nova compreensão da língua, do seu funcionamento e uso. Também é papel do professor, em conjunto com a escola, fazer uma análise crítica dos muitos gêneros apresentados pela Base, para entender quais deles realmente terão relevância no grupo escolar. Conhecer os gêneros pelos quais os alunos de cada classe transitam pode ser o primeiro passo. Se os estudantes tiverem mais domínio de um determinado gênero que o próprio professor, uma alternativa é pensar em uma dinâmica, em classe, que favoreça a troca de conhecimentos.

Atenção! Para baixar o livrinho em PDF clique na imagem e depois coloque a senha: FEVEREIRO.





Postar um comentário

3 Comentários