MEU LIVRINHO DA FLORESTA
Eixo escrita
A BNCC inclui, de forma objetiva, alguns determinantes sociais da
escrita, no momento da produção textual: os próprios campos, o gênero, a
situação de comunicação, o interlocutor, a variação linguística etc.
Frequentemente, a habilidade de produção aparece articulada com
outras práticas linguísticas, especialmente as de leitura e as de análise
linguística/semiótica.
Na prática em sala de aula, cabe ao professor garantir a
apropriação pelos alunos das práticas comunicativas presentes na
sociedade, a partir de um trabalho progressivo e aprofundado com os gêneros
textuais orais e escritos. A Base incorporou novos gêneros com os quais os
alunos estão bastante familiarizados. Porém, o próprio documento alerta para
o fato de que conhecer o gênero não significa levar em conta suas dimensões
ética, estética e política. É o professor quem vai guiar o aluno nesse sentido.
O mais importante é fazer com que os alunos sejam capazes de compreender
a intencionalidade, o contexto discursivo, os efeitos de sentido presentes nos
mais variados textos, apresentando-os uma nova compreensão da língua, do
seu funcionamento e uso. Também é papel do professor, em conjunto com
a escola, fazer uma análise crítica dos muitos gêneros apresentados pela
Base, para entender quais deles realmente terão relevância no grupo escolar.
Conhecer os gêneros pelos quais os alunos de cada classe transitam pode ser
o primeiro passo. Se os estudantes tiverem mais domínio de um determinado
gênero que o próprio professor, uma alternativa é pensar em uma dinâmica,
em classe, que favoreça a troca de conhecimentos.
Atenção! Para baixar o livrinho em PDF clique na imagem e depois coloque a senha: FEVEREIRO.
3 Comentários
Muito legal, obrigada!
ResponderExcluirMuito bom! Obrigada por divulgar.
ResponderExcluirEstou clicando na imagem não estou conseguindo.
ResponderExcluir