Pular para o conteúdo principal

Postagens

Alfabeto completo para baixar em PDF

Estas atividades pertencem ao blog Atividades Pedagógicas Suzano, não compartilhem em grupos de whats, páginas de facebook e grupos . Valorize o trabalho das blogueiras, compartilhando apenas através do botão compartilhar no blog. Agindo desta forma você estará contribuindo com o crescimento do blog e valorização do meu trabalho, pois ganhamos por visualizações, e isto é muito importante para nós blogueiros. Obrigado! Para baixar as atividades em PDF clique na imagem acima e digite a senha: JANEIRO.

Cenário 1- Plano de aula 5º ano - BNCC - (EF05LP08), (EF05LP12)

Elementos de uma história Objetivos de aprendizado Os alunos serão capazes de identificar quatro elementos de uma história de ficção. Introdução: Diga aos alunos que hoje vamos identificar os elementos que compõem uma história. Explique que um elemento é uma parte essencial de algo e toda história de ficção tem os mesmos elementos-chave: personagens, cenário, problema e solução. Instrução: Peça aos alunos que pensem em uma história, como "João e Maria". Exibir na folha o que faz parte do elemento da história. Na parte onde está personagens, escreva "Quem?" E explique que os personagens são as pessoas ou os animais de que trata a história. Em seguida, peça aos alunos que nomeiem os personagens principais da história (por exemplo, João, João e a Feiticeira) e registrem suas respostas no roteiro. Explique que o cenário é quando e onde a história acontece. “Quando e onde” na parte identificada na folha, peça aos alunos que descrevam a configuração (ou seja...

4º ano-Plano de aula: Tempo. de acordo com a BNCC 2018, com atividades anexadas (EF04MA22) em pdf

Conteúdo: Tempo Unidade temática: Medida de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e relações entre unidades de medida de tempo. Habilidades BNCC : (EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas , minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração. Prática pedagógica : Aproveite para discutir com os alunos sobre diferentes tipos de relógio que eles conhecem (de parede, pulso, digital, analógico etc.). Você pode sugerir que façam uma pesquisa sobre e uma coletânea de imagens para montar um painel em sala. Vale lembrar que nos relógios digitais, é possível escolher a marcação contínua das horas (00:00 a 23:59) ou em dois grupos de 12, acompanhados das siglas AM e PM. Essas siglas, com origem no latim, se referem a cada um dos dois períodos de 12 horas em que está dividido o dia. AM (ante meridiem) significa ...

Para ler e escrever melhor BNCC LP 2º ano em PDF

Nessa atividade, os alunos vão retomar algumas palavras de grafia já conhecida e escrever palavras ainda não muito familiares. É importante dar-lhes coragem para estabelecer relações entre as palavras que já conhecem e as que desejam escrever. Pergunte por exemplo: Será que o A do seu nome pode ajudar a escrever ABELHA?  Esta é a intervenção feita sempre que estiverem no enfrentamento dos desafios da escrita de novas palavras, nestas reflexões que os alunos conseguem chegar a compreensão do funcionamento da escrita.

Orientação de acordo com BNCC sobre produção de texto e os cinco eixos da Língua Portuguesa com atividade em PDF

  BNCC de Língua Portuguesa propõe: “Leitura no contexto da BNCC é tomada em um sentido mais amplo, dizendo respeito não somente ao texto escrito, mas também a imagens estáticas (foto, pintura, desenho, esquema, gráfico, diagrama) ou em movimento (filmes, vídeos etc.) e ao som (música), que acompanha e cossignifica em muitos gêneros digitais” (BRASIL, 2017, p. 70). Apartir dai temos uma ideia como o trabalho deve ser organizado, deixo aqui também um link onde você encontra ideias sobre produção textual que pode ser adaptada de acordo com a BNCC Língua Portuguesa.