Pular para o conteúdo principal

4º ano-Plano de aula: Tempo. de acordo com a BNCC 2018, com atividades anexadas (EF04MA22) em pdf

BNCC-EF04MA22-atividades-suzano-matemática-relógio-horas

Conteúdo: Tempo

Unidade temática: Medida de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e relações entre unidades de medida de tempo.

Habilidades BNCC: (EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

Prática pedagógica: Aproveite para discutir com os alunos sobre diferentes tipos de relógio que eles conhecem (de parede, pulso, digital, analógico etc.). Você pode sugerir que façam uma pesquisa sobre e uma coletânea de imagens para montar um painel em sala. Vale lembrar que nos relógios digitais, é possível escolher a marcação contínua das horas (00:00 a 23:59) ou em dois grupos de 12, acompanhados das siglas AM e PM. Essas siglas, com origem no latim, se referem a cada um dos dois períodos de 12 horas em que está dividido o dia. AM (ante meridiem) significa antes do meio-dia e PM (post meridiem) significa após o meio-dia. AM é, então, o período com início à meia-noite (00:00) e término às 11:59; PM é o período com início ao meio-dia (12.00) e término às 23:59. Em relógios de ponteiros, para saber se o horário se refere ao período anterior ao meio-dia ou posterior ao meio-dia, dependendo de referentes externos, como a posição do Sol.

Observação! para baixar o PDF clique na imagem acima e depois digite a senha: JANEIRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos para colorir primavera

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

Sondagem geometria 2º ano bncc (EF02MA15)

SONDAGEM 2º ANO GEOMETRIA Sondagem 1º/2º ano Objetivo : Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características. Habilidades. (EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos. Geometria – atenção! Os alunos serão estimulados a utilizar o vocabulário específico para expressar a localização e o deslocamento de pessoas e objetos no espaço. Já para trabalhar figuras geométricas, são retomadas situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar os objetos encontrados no cotidiano aos sólidos geométricos. Também há situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar o formato de figuras geométricas planas com a forma de objetos do mundo físico. Para baixar o pdf clique na imagem acima e depois coloque a senha: FEVEREIRO

Produção de texto