Pular para o conteúdo principal

Semanário 1º ano primeira semana de aula BNCC

1-ano-semanario-alfabetizaçao-leitura-sondagem-matematica


Semanário 1º ano 

As atividades estão descritas de acordo com as habilidades da BNCC e podem ser ampliadas e trabalhadas de acordo com o desenvolvimento da sala. Deixo algumas sugestões que podem complementar algumas aulas:

·        Diga aos alunos que hoje eles podem desenhar e colorir uma imagem sobre qualquer coisa que os faça felizes.
·        Dê-lhes tempo para debater alguns tópicos.
·        Dê-lhes várias ideias, como animais, brinquedos, jogos, comida favorita.

Instrução 
·        Escolha um tópico de interesse para você.
·        Desenhe uma imagem para acompanhar. Mostre aos alunos como o desenho não precisa ser perfeito.
·        Demonstrar para os alunos como você escolherá palavras que descrevam sua imagem.
·        Faça uma lista e escreva essas palavras no quadro.
·        Use 2-3 dessas palavras em uma frase.
·        Mostre aos alunos como as frases se relacionam com a imagem.

Colocando em prática  
·        Instrua os alunos a pensar em várias palavras que contam sobre a imagem que desenharam.
·        Peça-lhes que escrevam as palavras em papel pautado.

·        Enriquecimento: Incentive os alunos a escreverem um parágrafo (com auxilio do professor no quadro) sobre a imagem deles. Eles podem querer adicionar mais imagens e escrever, incentive-os a fazê-lo.

Avaliação 
Recolha os papéis.
Leia as sentenças. Verifique se eles coincidem com a imagem.

Conheça individualmente alunos que possam precisar de ajuda extra.

Atenção! Esta dica pode ser trabalhada sempre em outros momentos, como disse depende do nível da sala, muitos pais com trabalho em casa como Home school e também em algumas escolas particulares sabemos o momento de aprendizagem se diferencia algumas vezes.

Observação: Para baixar o PDF clique na imagem acima e coloque a senha: FEVEREIRO





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos para colorir primavera

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

Sondagem geometria 2º ano bncc (EF02MA15)

SONDAGEM 2º ANO GEOMETRIA Sondagem 1º/2º ano Objetivo : Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características. Habilidades. (EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos. Geometria – atenção! Os alunos serão estimulados a utilizar o vocabulário específico para expressar a localização e o deslocamento de pessoas e objetos no espaço. Já para trabalhar figuras geométricas, são retomadas situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar os objetos encontrados no cotidiano aos sólidos geométricos. Também há situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar o formato de figuras geométricas planas com a forma de objetos do mundo físico. Para baixar o pdf clique na imagem acima e depois coloque a senha: FEVEREIRO

Identificando palavras, habilidades (EF01LP24)

Identificando palavras Esta atividade de identificando palavras é de suma importância  para que os alunos se apropriem do significado da escrita, de acordo com as habilidade da BNCC, o PDF se encontra em anexo na imagem acima, é só clicar na imagem e escrever a senha: FEVEREIRO. Plano de aula: Identificando palavras Esta atividade ajuda o aluno a entender e perceber a escrita de forma global, nesta atividade foi usada sílabas simples e complexas, desta forma abrange outros anos, serve para uma sondagem inicial para os alunos do 2º ano. Ano: 1º/2º ano Habilidades. ü (EF01LP24) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. ü (EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas. ü (EF02LP32) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. Avaliação Em relação à proposta de escrita, espera-se que os alunos consigam escrever, de forma autônoma e ...