Pular para o conteúdo principal

Plano de aula letra F e V - BNCC - EF02LP20- EF02LP46- EF02LP29

2º-ano-lingua-portuguesa-BNCC-EF02LP20-EF02LP46-EF02LP29

PLANO DE AULA: TRABALHO F/V

Objetivos:
·         Escrever corretamente palavras com as consoantes F e V.

Habilidades:

·         EF02LP20
·         EF02LP46
·         EF02LP29

Letras F e V:
Na articulação de F e V, o lábio inferior e os dentes superiores se tocam criando um obstáculo parcial à corrente de ar. Por serem fonemas muito parecidos, é comum que os alunos confundam um com o outro, o que os leva a registrar uma letra em vez de outra no momento da escrita. Oriente-os a identificar as imagens e dar os nomes delas oral e coletivamente antes de preencherem a tabela. Depois, comente que algumas palavras mudam o sentido ao ter essas letras trocadas; é o caso de faca/vaca; fila/vila; fale/vale; falsa/valsa.
Proponha, com regularidade, ditados de palavras com as letras F e/ou V, corrigindo-os coletivamente.


Para baixar o PDF clique na imagem acima e escreva a senha: FEVEREIRO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos para colorir primavera

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

Sondagem geometria 2º ano bncc (EF02MA15)

SONDAGEM 2º ANO GEOMETRIA Sondagem 1º/2º ano Objetivo : Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características. Habilidades. (EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos. Geometria – atenção! Os alunos serão estimulados a utilizar o vocabulário específico para expressar a localização e o deslocamento de pessoas e objetos no espaço. Já para trabalhar figuras geométricas, são retomadas situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar os objetos encontrados no cotidiano aos sólidos geométricos. Também há situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar o formato de figuras geométricas planas com a forma de objetos do mundo físico. Para baixar o pdf clique na imagem acima e depois coloque a senha: FEVEREIRO

Identificando palavras, habilidades (EF01LP24)

Identificando palavras Esta atividade de identificando palavras é de suma importância  para que os alunos se apropriem do significado da escrita, de acordo com as habilidade da BNCC, o PDF se encontra em anexo na imagem acima, é só clicar na imagem e escrever a senha: FEVEREIRO. Plano de aula: Identificando palavras Esta atividade ajuda o aluno a entender e perceber a escrita de forma global, nesta atividade foi usada sílabas simples e complexas, desta forma abrange outros anos, serve para uma sondagem inicial para os alunos do 2º ano. Ano: 1º/2º ano Habilidades. ü (EF01LP24) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. ü (EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas. ü (EF02LP32) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. Avaliação Em relação à proposta de escrita, espera-se que os alunos consigam escrever, de forma autônoma e ...