Pular para o conteúdo principal

Dicas de atividades para todos os níveis de escrita

Alfabetização, alfabetizando, letramento, níveis de escrita

Uma interessante reportagem escrita por minha amiga que admiro muito Sonia Regina Ubeda, não podemos deixar perdido dicas tão preciosas!

ATIVIDADES PARA TODOS OS NÍVEIS DE ESCRITA

Nível Pré-Silábico


Estar imersa em um ambiente rico em materiais (tanto na variedade dos suportes gráficos quanto na diversidade dos gêneros dos textos), sendo espectadora e interlocutora de atos de leitura e escrita;

- tomar contato com todas as letras, palavras e textos simultaneamente;

- ouvir, contar e escrever histórias;

- memorizar globalmente as palavras significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais, etc.);

- analisar a constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar outras posições nas palavras;

- Observar os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas;

- analisar a distribuição espacial e a orientação da frase.

-atividades permanentes:

Cantar parlenda suco gelado apresentando e recitando as letras do alfabeto.

Formar nome próprio e dos amigos com letras móveis

Ler a chamadinha

-Associar palavras e objetos;

-Memorizar palavras globalmente;

-Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;

-Distinguir letras e números;

-Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras --significativas;

-Relacionar discurso oral e texto escrito;

-Distinguir imagem de escrita;

-Observar a orientação espacial dos textos;

-Produzir textos pré-silabicamente;

-Ouvir e compreender histórias;

-Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.


SILÁBICO COM E SEM VALOR SONORO



Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;

Contar o número de letra das palavras;

Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;

Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;

Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;

Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);

Produzir textos silabicamente;

Ouvir e compreender histórias;

Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).

Cruzadinhas com banco para os alunos no nível silábico sem valor. Para os alunos silábicos com valor poderá ter ou não o banco de palavras, de acordo com as necessidades e os objetivos.

Caça palavras

Listas (leitura e escrita) sempre no mesmo campo semântico

Escrever textos que se sabe de memória

Produzir diferentes tipos de textos silabicamente

Leitura de ajuste

Textos lacunados

Nomear seres e objetos (sempre no mesmo campo semântico)


SILÁBICO ALFABÉTICO E ALFABÉTICO



-Compor palavras com sílabas;

-Decompor palavras em suas sílabas;

-Produzir diferentes tipos de textos alfabeticamente;

-Ler e compreender diferentes tipos de textos;

-Completar palavras com as sílabas que faltam;

-Completar frases;

-Ampliar frases;

-Observar a segmentação entre as palavras no texto;

-Observar os sinais de pontuação;

-Ouvir, compreender e reproduzir oralmente e por escrito diferentes tipos de histórias;

-Textos lacunados;

-Construir frases com palavras dadas.

-Nomear seres e objetos;

-Leitura e escrita de listas;

-Cruzadinhas sem banco de palavras;

-Caça palavras;

-Escrever textos que se sabe de memória;

-Organizar palavras, frases e textos;

-Criar novas versões para histórias conhecidas;

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos para colorir primavera

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

Sondagem geometria 2º ano bncc (EF02MA15)

SONDAGEM 2º ANO GEOMETRIA Sondagem 1º/2º ano Objetivo : Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características. Habilidades. (EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos. Geometria – atenção! Os alunos serão estimulados a utilizar o vocabulário específico para expressar a localização e o deslocamento de pessoas e objetos no espaço. Já para trabalhar figuras geométricas, são retomadas situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar os objetos encontrados no cotidiano aos sólidos geométricos. Também há situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar o formato de figuras geométricas planas com a forma de objetos do mundo físico. Para baixar o pdf clique na imagem acima e depois coloque a senha: FEVEREIRO

Identificando palavras, habilidades (EF01LP24)

Identificando palavras Esta atividade de identificando palavras é de suma importância  para que os alunos se apropriem do significado da escrita, de acordo com as habilidade da BNCC, o PDF se encontra em anexo na imagem acima, é só clicar na imagem e escrever a senha: FEVEREIRO. Plano de aula: Identificando palavras Esta atividade ajuda o aluno a entender e perceber a escrita de forma global, nesta atividade foi usada sílabas simples e complexas, desta forma abrange outros anos, serve para uma sondagem inicial para os alunos do 2º ano. Ano: 1º/2º ano Habilidades. ü (EF01LP24) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. ü (EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas. ü (EF02LP32) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. Avaliação Em relação à proposta de escrita, espera-se que os alunos consigam escrever, de forma autônoma e ...