Pular para o conteúdo principal

Leitura e interpretação




Produção e interpretação de textos

Objetivo(s) 
- Realizar leitura individual e coletiva
- Extimular produção textual individual e coletiva 
- Extimular interpretação 
- Aguçar a criatividade do aluno
- Identificar o domínio do aluno em relação a leitura e escrita

Conteúdo(s) 
- Produção textual, individual e coleitva
- Interpretação e compreenção textual
- Leitura
Ano(s) 
Tempo estimado 
4 aulas
Material necessário 
cartazes, livros, revistas, quadro branco, caneta para quaro branco, papel, lápis
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Fazer uma roda com os alunos, perguntar a eles qual tipo de textos mais gostam, se preferem ouvir histórias ou 'inventa-las".

2ª etapa 
Pedir que cada aluno escolha um material que lhes foi fornecido, para que possam realizar uma leitura rápida.

3ª etapa 
juntar duplas, para produção textual em cima do que cada um leu.

4ª etapa 
Após a produção dos textos, propor que cada um leia o que produziu, e logo em seguida fazer um breve comentários sobre os diferentes tipos de textos produzidos.

5ª etapa 
Produzir junto com os alunos um mural para fixar os textos autenticados pelos alunos e exibir no corredor da escola para que todos possam ler.
6ª etapa 
Criar um texto coletivo, usando a imaginação de cada aluno, após realizar a leitura coletiva 
Avaliação 
Ler os textos produzidos pelos alunos, análisar se os mesmo respeitam o assunto que aborda o texto, se é possível perceber alguma falha na escrita, como por exemplo, troca de letras e/ou palavras, erros na pontuação e acentuação.
Flexibilização 
Pedir o auxilio de um intérprete de Libras, solicitando que o mesmo eplique antecipadamente a aula que vai ser dada, que ele tenha em mãos os textos que vao ser trabalhados, o que vai ser feito, para que na hora da aula o aluno esteja situado.
Deficiências 
Auditiva

FONTE: CLIQUE AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos para colorir primavera

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

Sondagem geometria 2º ano bncc (EF02MA15)

SONDAGEM 2º ANO GEOMETRIA Sondagem 1º/2º ano Objetivo : Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características. Habilidades. (EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos. Geometria – atenção! Os alunos serão estimulados a utilizar o vocabulário específico para expressar a localização e o deslocamento de pessoas e objetos no espaço. Já para trabalhar figuras geométricas, são retomadas situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar os objetos encontrados no cotidiano aos sólidos geométricos. Também há situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar o formato de figuras geométricas planas com a forma de objetos do mundo físico. Para baixar o pdf clique na imagem acima e depois coloque a senha: FEVEREIRO

Identificando palavras, habilidades (EF01LP24)

Identificando palavras Esta atividade de identificando palavras é de suma importância  para que os alunos se apropriem do significado da escrita, de acordo com as habilidade da BNCC, o PDF se encontra em anexo na imagem acima, é só clicar na imagem e escrever a senha: FEVEREIRO. Plano de aula: Identificando palavras Esta atividade ajuda o aluno a entender e perceber a escrita de forma global, nesta atividade foi usada sílabas simples e complexas, desta forma abrange outros anos, serve para uma sondagem inicial para os alunos do 2º ano. Ano: 1º/2º ano Habilidades. ü (EF01LP24) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. ü (EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas. ü (EF02LP32) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. Avaliação Em relação à proposta de escrita, espera-se que os alunos consigam escrever, de forma autônoma e ...