Produção e interpretação de textos
Objetivo(s)
- Realizar leitura individual e coletiva
- Extimular produção textual individual e coletiva
- Extimular interpretação
- Aguçar a criatividade do aluno
- Identificar o domínio do aluno em relação a leitura e escrita
Conteúdo(s)
- Produção textual, individual e coleitva
- Interpretação e compreenção textual
- Leitura
Ano(s)
4º
Tempo estimado
4 aulas
Material necessário
cartazes, livros, revistas, quadro branco, caneta para quaro branco, papel, lápis
Desenvolvimento
1ª etapa
Fazer uma roda com os alunos, perguntar a eles qual tipo de textos mais gostam, se preferem ouvir histórias ou 'inventa-las".
2ª etapa
Pedir que cada aluno escolha um material que lhes foi fornecido, para que possam realizar uma leitura rápida.
3ª etapa
juntar duplas, para produção textual em cima do que cada um leu.
4ª etapa
Após a produção dos textos, propor que cada um leia o que produziu, e logo em seguida fazer um breve comentários sobre os diferentes tipos de textos produzidos.
5ª etapa
Produzir junto com os alunos um mural para fixar os textos autenticados pelos alunos e exibir no corredor da escola para que todos possam ler.
6ª etapa
Criar um texto coletivo, usando a imaginação de cada aluno, após realizar a leitura coletiva
Avaliação
Ler os textos produzidos pelos alunos, análisar se os mesmo respeitam o assunto que aborda o texto, se é possível perceber alguma falha na escrita, como por exemplo, troca de letras e/ou palavras, erros na pontuação e acentuação.
Flexibilização
Pedir o auxilio de um intérprete de Libras, solicitando que o mesmo eplique antecipadamente a aula que vai ser dada, que ele tenha em mãos os textos que vao ser trabalhados, o que vai ser feito, para que na hora da aula o aluno esteja situado.
Deficiências
Comentários
Postar um comentário