Conhecendo os animais
Publicado por
Objetivo(s)
- Ler e selecionar informações.
- Registrar o que se entendeu dos textos lidos pelo professor e pelos alunos ou dos vídeos assistidos.
Conteúdo(s)
Produção de textos informativos ditados ao professor.
Ano(s)
1º
Tempo estimado
1 aula
Material necessário
- Livros sobre animais, revistas e, quando possível, vídeos e DVDs
Desenvolvimento
1ª etapa
Trabalhar em conjunto com a intérprete de Libras da sala, para que ela se pronuncie quanto a necessidade de preparo prévio para o vocabulário. Deixar descrito na lousa as questões, os nomes, e um espaço da lousa para a intérprete trabalhar o tema com o (s) aluno (s) surdo (s). Deixar a intérprete participar também da leitura, e ensinar para a sala alguns sinais chave da discussão.
Levante os conhecimentos prévios que as crianças têm sobre o tema. Registre num cartaz: "O que já sabemos sobre os filhotes". Pergunte que animais as crianças se interessam em estudar e coloque questões do tipo "como será que as mães cuidam dos filhotes?" e "o que será que elas trazem para eles comerem?". Compartilhe a ideia do projeto: elaborar um desenho do que foi lido em sala para montar em conjunto um encarte de animais que as crianças eprenderam durante a leitura. Liste na lousa os animais para que as crianças visualizem e passem informações sobre os mesmos.
2ª etapa
Leia um texto informativos para a turma. Converse sobre o que foi lido e pergunte o que é importante anotar para ser usado depois. Mostre diferentes formas de registrar informações (quadros esquemáticos, sequência de itens, desenhos com legendas, tabelas etc.).
3ª etapa
Programe a exibição de um vídeo sobre os animais estudados. Peça que a turma construa um registro coletivo.
4ª etapa
Entregue para cada dupla ou trio um livro sobre um animal que a sala está estudando. Deixe-os visualizar as figuras, explorar o livro.
5ª etapa
Com base nas anotações das informações passadas pelos alunos, a turma planeja, junto com você, como escrever um texto sobre o que foi aprendido. Os alunos ditam e depois verificam se está de acordo com o planejamento. Revise no fim.
Avaliação
Observe o que as crianças aprenderam sobre filhotes e as estratégias de leitura que usaram para buscar informações.
Flexibilização
- Antecipe essa etapa para o aluno a para a intérprete de Libras da sala, pedindo que ele traga figuras de animais de que gosta. No momento da introdução ao tema, solicite a participação, mostrando-as ao grupo.
- Disponibilizar figuras que possam ser passadas com as curiosidades sobre os filhotes, propor um mapa mental para exemplificar o conteúdo do texto que criarão com as informações passadas por todos os alunos, deixando na lousa para fácil consulta.
- Dirija perguntas ao estudante que exijam respostas objetivas ou expressas pela afirmação ou negação, sempre solicitando auxílio da intérprete.
- Organize um trio e, caso o surdo ainda não escreva, estimule sua contribuição, acompanhando atentamente o trabalho dos amigos. Atue intermediando a expressão de suas ideias para os colegas.
Deficiências




0 Comentários