Pular para o conteúdo principal

17 passos da quadrilha


17 passos para Dança da Quadrilha Junina

BALANCÊ (balancer) – neste comando os casais balançam o corpo seguindo o ritmo da música. Usado como um grito de incentivo, o balancê se repete ao final de cada passo, ao se dar um comando somente para os cavalheiros, as damas permanecem no balancê e vice-versa.
ANAVAN (en avant) – damas e cavalheiros caminham balançando os braços.
RETURNÊ (returner) – dançarinos retornam ao seu lugar
TUR (tour) – casais dão uma volta completa, cavalheiro abraça a cintura da dama e ela coloca a mão em seu ombro.
CUMPRIMENTO ÀS DAMAS – balançando o corpo, os cavalheiros, caminham até as damas e quase se ajoelhando cada rapaz cumprimenta sua parceira, aqueles que estão de chapéu (chapéu de palha) o retiram enquanto se ajoelham.
CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS - elas, balançando o corpo e caminhando em direção aos cavalheiros, cada uma das damas, cumprimentam seu respectivo par.
GRANDE PASSEIO – os casais, homem segurando a mão esquerda da dama, passeiam em círculo, enquanto balançam os braços para baixo acompanhando o ritmo da música.
DAMAS AO CENTRO – dois círculos são formados, um círculo dentro do outro, no centro um círculo formado pelas damas, do lado de forma um círculo formado pelos cavalheiros. Ambos os círculos rodam para a esquerda.
É MENTIRA -  os casais invertem o sentido da dança. Este comando é dado logo após a o comando OLHA A COBRA.
CARACOL – damas e cavalheiros estão em fila única. Após ouvir este comando o primeiro da fila começa a enrolar a fileira, formando um caracol.
DESVIAR – Este comando é dado para que o primeiro da fila comece a desenrolar o caracol.
COROAR DAMAS – os cavalheiros, segurando as mãos uns dos outros, erguem os braços sobre as cabeças das damas. Ao se abaixar os braços as damas serão enlaçadas pela cintura. Mantendo esta posição os casais se deslocam para o lado que o marcador comandar.
COROAR CAVALHEIROS – as damas de mãos dadas, enguem os braços sobre a cabeça dos cavalheiros, ao se abaixar os cavalheiros são enlaçados pela cintura. E se deslocam para o lado que o marcador pedir.
OLHA O TÚNEL -  os casais de andando em fila de mãos dadas, o primeiro casal para, se  viram de frente um para o outro e de mãos levantas formam um arco. O segundo casal passa por dentro do arco e também formam um arco, esta sequência é repetida até que todos tenham passado por dentro do túnel.
CAMINHO DA ROÇA – em uma fila única, dama à frente de seu parceiro, caminham balançando os braços.
OLHA A COBRA – este comando inverte o sentido em que os casais estavam andando, esta marcação é trocada em alguns casos
por “olha a chuva”, “olha a inflação”, “ponte caiu” entre outros.
DESPEDIDA – casais em fila, saem galopando e acenando para o público. Terminando assim a dança de quadrilha de festa junina.

ROTEIRO PARA DANÇA DA QUADRILHA DE FESTA JUNINA

Duas fileiras são formadas, uma de damas e outra de cavalheiros, uma de frente para outra, afastadas por uma distância de aproximadamente 2,5 m. Cada par deve ficar de frente um para o outro. Ao iniciar a música, o narrador inicia com o primeiro comando, muito embora cada narrador siga sua própria sequência de comandos, abaixo temos temo um roteiro sugerido para narradores que estão liderando a Quadrilha de Festa Junina pela primeira vez.
1 – BALANCÊ
2 – CUMPRIMENTO ÀS DAMAS
3 – CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS
4 – GRANDE PASSEIO
5 – TÚNEL
6 – ANAVAN TUR
7 – CAMINHO DA ROÇA
8 – OLHA A COBRA
9 – É MENTIRA
10 – CARACOL
11 – DESVIAR
12 – GRANDE RODA
13 – COROAR DAMAS
14 – COROAR CAVALHEIROS
15 – DAMAS AO CENTRO
16 – GRANDE RODA
17 – DESPEDIDA
Fonte: google pesquisa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos para colorir primavera

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

Sondagem geometria 2º ano bncc (EF02MA15)

SONDAGEM 2º ANO GEOMETRIA Sondagem 1º/2º ano Objetivo : Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características. Habilidades. (EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos. Geometria – atenção! Os alunos serão estimulados a utilizar o vocabulário específico para expressar a localização e o deslocamento de pessoas e objetos no espaço. Já para trabalhar figuras geométricas, são retomadas situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar os objetos encontrados no cotidiano aos sólidos geométricos. Também há situações em que os alunos devem reconhecer, nomear e relacionar o formato de figuras geométricas planas com a forma de objetos do mundo físico. Para baixar o pdf clique na imagem acima e depois coloque a senha: FEVEREIRO

Identificando palavras, habilidades (EF01LP24)

Identificando palavras Esta atividade de identificando palavras é de suma importância  para que os alunos se apropriem do significado da escrita, de acordo com as habilidade da BNCC, o PDF se encontra em anexo na imagem acima, é só clicar na imagem e escrever a senha: FEVEREIRO. Plano de aula: Identificando palavras Esta atividade ajuda o aluno a entender e perceber a escrita de forma global, nesta atividade foi usada sílabas simples e complexas, desta forma abrange outros anos, serve para uma sondagem inicial para os alunos do 2º ano. Ano: 1º/2º ano Habilidades. ü (EF01LP24) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. ü (EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas. ü (EF02LP32) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. Avaliação Em relação à proposta de escrita, espera-se que os alunos consigam escrever, de forma autônoma e ...